Professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação desde 1997 - Obrigado Pela Visita! Ano Letivo - 2023

MEC vai anular mais uma questão do Enem prestado por alunos de escola cearense


O secretário especial do Ministério da Educação (MEC), Nunzio Briguglio, adiantou nesta sexta-feira, 4, ao O POVO, que o MEC vai anular mais uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) prestado por 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza. A questão corresponde à 25ª do caderno amarelo, e teria sido adiantada a alunos da escola cearense.

Com a anulação, ficará determinado o cancelamento de 14 questões do exame somente de alunos da escola cearense. Por conta da determinação, Nunzio explicou que a base de cálculo do Enem prestado pelos alunos matriculados no Christus será diferente do cálculo utilizado para os demais estudantes do País que prestaram o exame.

Segundo o MEC, o mesmo total de 1 mil pontos será válido para todos os estudantes que fizeram o Enem. No entanto, enquanto os alunos do Christus terão 1 mil pontos distribuídos em 167 questões válidas, os demais estudantes calcularão suas notas dividindo os 1 mil pontos entre 180 questões.

Na manhã de hoje, o Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), Paulo Roberto de Oliveira Lima, suspendeu a liminar que determinava o cancelamento de 13 questões do Enem para todo o Brasil. Assim, ficaram sem efeito as 13 questões para os 639 alunos do Colégio Christus que se submeteram à prova. Dessa forma, as provas serão mantidas na sua integralidade para os quase 5 milhões de estudantes que se submeteram ao exame.

Entenda o caso

Sábado, 22, e domingo, 23
- No Brasil, mais de 5 milhões de inscritos fizeram a prova do Enem 2011. No Ceará, foram cerca de 118 mil.

Terça-feira, 25
- Imagens de questões de apostilas com itens iguais ou semelhantes aos da prova começaram a circular nas redes sociais. O conteúdo era atribuído a material distribuído pelo Colégio Christus.

Quarta-feira, 26
- Inep cancela a prova dos 639 alunos do Christus. A Polícia Federal é acionada e abre inquérito para investigar como se deu o acesso às questões do Exame. A escola alegava que os itens faziam parte do banco de dados feito com a colaboração de alunos e professores.

Quinta-feira, 27
- MEC confirma que as questões vazadas eram de um pré-teste, aplicado em 2010, no Christus. O MPF pede a anulação de todas as provas ou de 13 questões para todo o Brasil.

Sexta-feira, 28
- Justiça dá 72 horas para o Inep apresentar defesa à ação.

Segunda-feira, 31
- Presidente do Inep vem ao Ceará para pedir o cancelamento somente para os alunos do Christus. Jovens protestam pela anulação de 14 questões ou do Enem no Brasil inteiro.

- Justiça anula 13 das 14 questões.

Quinta-feira,3
- MEC recorre da anulação de 13 questões do Enem em todo o País.

Sexta-feira, 4
- TRF-5ª Região suspende liminar que anulou 13 questões do Enem e anuncia anulação somente a alunos do Christus.

- MPF diz que vai recorrer da decisão que suspendeu anulação das 13 questões em todo o País.


Redação O POVO Online
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a)!

Obrigado pela visita ao blog. Volte sempre!

"Em alguns momentos, eu a decepcionarei, em outros você me frustrará, mas, se tivermos coragem para reconhecer nossos erros, habilidade para sonharmos juntos e capacidade para chorarmos e recomeçarmos tudo de novo tantas vezes quantas forem necessárias, então nosso amor será imortal."

- Augusto Cury

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Lista dos alunos 2024 por ordem alfabética

PREFEITURA MUNICIPAL DE OLIVENÇA – ALAGOAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CUL...