Professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação desde 1997 - Obrigado Pela Visita! Ano Letivo - 2023

TABELA DE NÍVEIS DE LEITURA E ESCRITA

NÍVEL DE ESCRITA, CARACTERIZAÇÃO

DITADO
BRIGADEIRO, PIPOCA, SUCO E BIS

1 - PRÉ - SILÁBICO

1.1 - Grafismo Primitivo
Predomínio de rabiscos e pseudo-letras.

1.2 - Escrita sem controle de quantidade
A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado a escrita
A R M S M O H A O R U I L N M A M T O X A M H N T S K H U I M H O T I P E R T C L M
N B O A T R O

1.3 - Escrita Unigráfica
A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra.
A L F
C

1.4 - Escrita Fixa
A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes.
A L N I A L N I A L N I A L N I

1.5 - Quantidade variável Repertório Fixo/Parcial
Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra.
S A M T A M T
A M T S A S A T

1.6 - Quantidade constante Repertório variável
Quantidade constante para todas as escritas.Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras.
H R U M A S G K O N B J C F T V

1.7 - Quantidade variável Repertório variado
Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra.
R A M Q N A B E A M F G E P F A O S D L

1.8 - Quantidade e repertório variáveis. Presença de valor sonoro início e/ou fim.
Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final.
I M S A B R O I B R N S A
U R M T O
I N B O X I X

2 - SILÁBICA
2.1 - Sem valor sonoro
A criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente.
R O M T B U D
A S R

2.2 - Iniciando uma correspondência sonora
A criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba.
I T M O P Q A R O
G I

2.3 - Com valor sonoro
A criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais.
I A E O – B H D O I O A – P O K
U O – S C I S – B I

2.4 - Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária
Momento de conflito cognitivo relacionado à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que têm sempre mais letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu para o pré- silábico.
B H D U L E I O K E C
U O K U
I S I S

2.5 - Silábica - alfabética
A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas.
B I H D R O P I P O K
S U K O B I Z

3 - ALFABÉTICA

3.1 - Compreende o sistema de escrita
3.1.1 - Produz escritas alfabéticas, mesmo não observando as convenções ortográficas da escrita.
BICADERO
3.1.2 - Produz escritas alfabéticas, observando algumas as convenções ortográficas da escrita.
BIGADEIRO
3.1.3 - Produz escritas alfabéticas, sempre observando as convenções ortográficas da escrita.
BRIGADEIRO




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