Conforme mudanças trazidas pela BNCC, as áreas de conhecimento foram divididas da seguinte forma:
Linguagens;
Matemática;
Ciências Humanas;
Ciências da Natureza;
Ensino Religioso.
A Língua Portuguesa passou a ser considerada um componente curricular da área de Linguagens, em conjunto com as disciplinas de Inglês, Artes e Educação Física.
Portanto, os conteúdos que compõem estes componentes curriculares devem ser desenvolvidos conforme às competências esperadas para a área de Linguagens.
Além das mudanças citadas acima, ocorreram as seguintes alterações em Língua Portuguesa:
Divisão do componente em quatro unidades temáticas:
Leitura/escuta;
Produção (escrita e multissemiótica);
Oralidade;
Análise linguística/semiótica (reflexão sobre a língua, normas-padrão e sistema de escrita);
Centralidade no texto. O professor deve apresentar diferentes gêneros textuais conforme a etapa do ensino. Pois, é através do texto que a língua é efetivada. Os conteúdos, habilidades e objetivos de Português devem partir, sempre, do trabalho com textos;
A gramática, em sala de aula, deverá ser contextualizada. O objetivo de estudar as regras é botá-las em prática e fazer com que os alunos compreendam os textos de forma plena;
Diferentes vozes, com diferentes formas de escrita e opiniões, devem ser apresentadas aos alunos. A ideia é sair da bolha causada, principalmente, pelas redes sociais. O ensino de Português deve ter, como base, o multiletramento, para que o aluno consiga lidar com a linguagem em diferentes contextos.
Diante de todas essas mudanças, é importante que as secretarias e escolas estudem a BNCC a fundo, fiquem atentas às especificidades de cada etapa de ensino, alterem seus currículos, bem como os professores de Português criem planos de aula respeitando as competências, habilidades, unidades temáticas e objetivos de conhecimento dispostos no documento.
Lembrando que a Base deve guiar o professor em seu trabalho, mas, de forma alguma, engessá-lo.
Dicas para adaptar a aula de Português à BNCC
Para ajudar nesse desafio, preparamos algumas dicas de como criar planos de aula de Português adaptados à BNCC. Confira:
Faça um levantamento das diferenças entre os parâmetros antigos e novos. Essa ação ajudará você a compreender melhor todas as mudanças;
Pense de que forma as unidades temáticas podem ser trabalhados nas aulas e procure, sempre que possível, utilizar mais de uma unidade ao mesmo tempo;
Organize as aulas por habilidade e não mais por conteúdo;
Coloque os alunos como protagonistas das aulas, os tornando construtores de seu aprendizado. Por exemplo, proponha, ao nono ano, que leiam e analisem artigos de opinião de diferentes autores e, depois, escrevam seus próprios artigos com base em seus interesses e no que aprenderam;
Explique através de situações do dia a dia. Você pode trazer, para as aulas, tipos de textos que os jovens consomem com frequência como, HQs, blogs, vlogs, memes, dentre outros;
Procure apontar correções orientadores e não, somente, questões notacionais. É importante que os alunos aprendam, além da ortografia, a melhorar a escrita de seus textos;
Para ampliar o letramento dos alunos, trabalhe com diferentes gêneros textuais, utilizando, sempre, uma sequência didática, como a que segue:
Oralidade;
Produção de texto;
Leitura;
Análise linguística.
Faça os alunos entenderem que o que eles desenvolvem em sala de aula servirá de alicerce para encontrarem seu lugar no mundo, expressarem suas opiniões e terem voz ativa na sociedade.
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