As HQ’s são conhecidas também como a “Nona Arte” graças a Riccotto Canudo. E como Arte Sequencial (Sequential Art) pelo quadrinista Will Eisner devido ao “arranjo de fotos ou imagens para narrar uma história ou dramatizar uma ideia” (fotonovelas e infográficos jornalísticos também podem ser denominados dessa forma), este termo de “Arte Sequencial” é geralmente utilizado para definir a linguagem usada neste tipo de representação.
As HQ’s são geralmente publicadas em revistas contendo uma ou várias histórias de um mesmo personagem ou acontecimento ou em revistas com várias histórias de personagens diferentes ou diferentes acontecimentos, esse ultimo modo de publicação é comumente chamado de “antalogia”, também é comum ver histórias em quadrinhos publicadas em livros ou em tirinhas impressas em jornais e revistas.
São conhecidos como Comics nos EUA, Mangá no Japão, Bande Dessinée (BD) na França, Historietas na Argentina Fumetti na Itália, Tebeos na Espanha, Muñequitos em Cuba.
Revistas Em Quadrinhos
A revista em quadrinhos, como é conhecida no Brasil, “comic book” como é geralmente conhecida nos EUA ou “mangá” como é chamada no japão, é o formato mais usado para a publicação dessas histórias, de séries noir e romances aos populares super-heróis.
Graphic Novel
Este é o termo utilizado para descrever as revistas em quadrinhos com enredos mais longos e complexos, que geralmente são direcionados ao publico adulto. Mas este termo não é estritamente delimitado, Graphic Novel várias vezes é utilizado para edições com qualidades artísticas e de acabamento diferenciado, superior às demais histórias em quadrinhos.
Fanzine
Este é o quadrinho amador, feito de forma artesanal por meio de Xerox, mimeógrafos ou impressoras domésticas. É uma forma barata de autores independentes produzirem seus trabalhos e publicá-los para seu publico. Diversos cartunistas e quadrinistas começaram desta maneira antes de se tornarem profissionais, outros continuam publicando fanzines mesmo após su profissionalização, publicando seus fanzines paralelamente aos seus trabalhos profissionais.
Este termo também é utilizado para descrever outras publicações amadoras feitas por fãs de diversos meios de entretenimento, com noticias e ensaios sobre música, cosplay, literatura, informática, esporte, filme, etc.
Webcomics
Também conhecido como “online comics”, “quadrinhos digitais” ou “digital comics” são histórias em quadrinhos publicadas na internet. Muitas webcomics são divulgadas e vendidas exclusivamente na internet, enquanto algumas outras alem de serem comercializadas e distribuídas digitalmente também podem ser publicadas em papel. Com a popularização da internet este formato de está em constante evolução e inovação.
FONTE
https://vitrinehq.wordpress.com/2013/05/31/o-que-e-esse-tal-de-hq/
Exemplo:
Era um sítio muito engraçado
Nenhum comentário:
Postar um comentário