Professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação desde 1997 - Obrigado Pela Visita! Ano Letivo - 2023

Ensino Religioso - Aula 01 - MOTIVAÇÀO

Colaboração – Profº Luiz Antonio Burim - Apucarana

            OBJETIVO – Levar o aluno a buscar a motivação do seu ideal-vocação, pois percebemos em nossas escolas, que já na 5ª série encontramos alunos que são completamente desmotivados e sem um ideal de vida que vise um futuro melhor.

            Iniciar a aula, perguntando para os alunos: O QUE É MOTIVAÇÃO E O QUE É DESMOTIVAÇÃO? Escrever no quadro o que dizem.

MOTIVAÇÃO É:
  • Estar de bem consigo mesmo.
  • Realização pessoal.
  • Contagiar os outros com exemplos positivos.
  • Transmitir energias...etc.

DESMOTIVAÇÃO É:
  • Pessoa negativista.
  • Transmite e fala más noticias.

O ser humano é movido pela motivação.
A pessoa tem que adquirir um certo equilíbrio, isso é que chamamos de maturidade.

      Aprender a se comunicar;
      Procurar dar o melhor de si; devemos procurar ser uma águia, não um pardal.
      Para ser uma águia, devemos ter talentos e procurar crescer sempre. Eis os talentos que devemos ter:
a)     Conhecimento;
b)    Sabedoria;
c)     Dedicação;
d)    Perseverança
e)     Coragem;
f)     Maturidade

  • Temos que aprender a trabalhar juntos para vencer; ser um time unido (alunos e professores);
  • Ter uma meta comum, dançar a mesma música: (aprendizado constante);
  • Aprender a se comunicar com os outros; dizer coisas boas, sem sarcasmos. Dizer coisas ruins, sem porém  o outro.

                                                                   
             PESSOA DESMOTIVADA  E PESSOA MOTIVADA
“Nadas podes ensinar a um homem, podes ajuda-lo a descobrir coisas
dentro dele mesmo” (Galileu Galilei 1638).
            “Não há nada de pensamento exceto a mudança” (Heráclito 450 a.C).
            As pessoas diferem não só pela sua capacidade, mas também pela sua vontade de fazer as coisas, isto é MOTIVAÇÃO.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO ? Os métodos tradicionais de motivação vêm de um passado autoritário, baseado em  prêmios e castigos, devemos mudar essa atitude.
a)     Motivação por estímulo exterior.
Pressões externas raramente produzem comportamento desejável se o indivíduo não decidir por si próprio. Prêmios e castigos não produzem motivação permanente.
b)    Motivação por estimulo interior.
Desde que o indivíduo escolha voluntariamente a direção correta como resultado de sua motivação intrínseca, as probabilidades são que ele vá continuar a fazê-la sem qualquer influência externa.
Na motivação da vida, o que o indivíduo decide fazer depende em grande parte:
a)     Dos seus próprios conceitos.
b)     Das percepções de si próprio.
c)     Dos seus métodos de encontrar o seu espaço.
d)    Enquanto o indivíduo for desencorajado em seus esforços para se integrar, utilizará meios socialmente aceitáveis e construtivos. Entretanto, se perder a confiança em seu comportamento positivo...
e)     A falta de estímulo gera desajustamento e deficiências de comportamento.
f)      
O estimulo é o ingrediente básico para o desenvolvimento educacional.

MOTIVAR-SE PARA MOTIVAR.
  • Só motiva quem está motivado.
  • Aprender a automotivar-se pela (o)

a)     Valorização pessoal;
b)    Auto-investimento;
c)     Gostar de si;
d)    Autodesenvolvimento;
e)     Cultivo do corpo
f)     Cultivo do espírito
g)    Vida em harmonia consigo, com os outros e com Deus.

*Tão decisivo é o processo de motivação, que vem revolucionando procedimentos educacionais nas famílias e nas escolas.
*Freqüentemente falta confiança na capacidade dos indivíduos, justamente quando se faz necessário.
*É valorizando o que há de bom em cada individuo que se poderá estimulá-lo. Este é o ponto fundamental do processo de MOTIVAÇÃO.
*O Educador deve acreditar na sua capacidade de influenciar positivamente o educando.
*Evitar a onda crescente do derrotismo e desânimo.

O desenvolvimento da personalidade

Princípios

1)Todo comportamento tem significado social.
2) Todo comportamento tem como pano de fundo um objetivo.
3) O indivíduo deve ser visto subjetivamente;
4) Toda pessoa tem poder criador , sendo mais que um simples receptor de estímulos.
5) O relacionamento é uma necessidade básica.
6) O Comportamento deve ser analisado sempre em bases mais amplas.
7) Cada pessoa traz um estímulo de vida, herdado do ambiente familiar.
8) Toda pessoa tem necessidades, que são: Auto realizacão, estima e segurança

Princípios de motivação

1) Capacidade de aceitação da realidade.
2) A pessoa sempre espera mais e melhores ações de si próprias.
3)Colaboração para que as pessoas tenham oportunidade de testar sua capacidade.
4) Valorização dos indivíduos . Todos precisam sentir que têm valor, atitudes que conferem segurança.
a)Você pode fazer isso.
b)Tente – erro não é crime.
c)    Não colocar padrões tão elevados que os indivíduos estejam sempre a cair quando tentam alcançá-lo.
d)    Confiar na capacidade que se tem. Tornar-se competente.
e)    Aceitar e gostar das pessoas como elas são, pois assim elas podem se apreciar também.
f)     Garantir os direitos.
5) Reconhecer uma atitude de esforço.
6) Utilizar-se do grupo para facilitar e ampliar o desenvolvimento da pessoa.
7) Valorizar as manifestações de interesse da pessoa.
8) Reconhecer e focalizar os pontos fracos e qualidades da pessoa que são positivas.

Obstáculos à motivação.
·         Pessimismo
·         Falta de sinceridade
·         Tradição autoritária
Frases sobre motivação
*Toda pessoa precisa de motivação como a planta precisa de água. Sem ela o crescimento é paralisado e seu potencial solapado (Rudolf Dreikurs)
*A Motivação é tão e tão decisiva para o desenvolvimento do indivíduo que suas ações são realmente determinada pelo grau em que ele (a) foi ou não motivada. (Don Dinkmeyer)

*O Estímulo é o ingrediente básico para o desenvolvimento educacional (L.A. B).



Share:

Um comentário:

Seja bem vindo(a)!

Obrigado pela visita ao blog. Volte sempre!

"Em alguns momentos, eu a decepcionarei, em outros você me frustrará, mas, se tivermos coragem para reconhecer nossos erros, habilidade para sonharmos juntos e capacidade para chorarmos e recomeçarmos tudo de novo tantas vezes quantas forem necessárias, então nosso amor será imortal."

- Augusto Cury

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Lista dos alunos 2024 por ordem alfabética

PREFEITURA MUNICIPAL DE OLIVENÇA – ALAGOAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CUL...