Colaboração
– Profº Luiz Antonio Burim - Apucarana
OBJETIVO – Levar o aluno a buscar a
motivação do seu ideal-vocação, pois percebemos em nossas escolas, que já na 5ª
série encontramos alunos que são completamente desmotivados e sem um ideal de
vida que vise um futuro melhor.
Iniciar a
aula, perguntando para os alunos: O QUE É MOTIVAÇÃO E O QUE É DESMOTIVAÇÃO? Escrever no quadro o que
dizem.
MOTIVAÇÃO É:
- Estar de bem consigo mesmo.
- Realização pessoal.
- Contagiar os outros com exemplos
positivos.
- Transmitir energias...etc.
DESMOTIVAÇÃO É:
- Pessoa negativista.
- Transmite e fala más noticias.
O
ser humano é movido pela motivação.
A
pessoa tem que adquirir um certo equilíbrio, isso é que chamamos de maturidade.
Aprender a se comunicar;
Procurar dar o melhor de si; devemos
procurar ser uma águia, não um pardal.
Para ser uma águia, devemos ter talentos e
procurar crescer sempre. Eis os talentos que devemos ter:
a)
Conhecimento;
b)
Sabedoria;
c)
Dedicação;
d)
Perseverança
e)
Coragem;
f)
Maturidade
- Temos que aprender a trabalhar
juntos para vencer; ser um time unido (alunos e professores);
- Ter uma meta comum, dançar a mesma
música: (aprendizado constante);
- Aprender a se comunicar com os
outros; dizer coisas boas, sem sarcasmos. Dizer coisas ruins, sem
porém o outro.
PESSOA DESMOTIVADA E PESSOA MOTIVADA
“Nadas
podes ensinar a um homem, podes ajuda-lo a descobrir coisas
dentro
dele mesmo” (Galileu Galilei 1638).
“Não
há nada de pensamento exceto a mudança” (Heráclito 450 a.C).
As
pessoas diferem não só pela sua capacidade, mas também pela sua vontade de
fazer as coisas, isto é MOTIVAÇÃO.
QUAL A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO ? Os
métodos tradicionais de motivação vêm de um passado autoritário, baseado
em prêmios e castigos, devemos mudar
essa atitude.
a) Motivação por estímulo exterior.
Pressões externas raramente produzem comportamento desejável
se o indivíduo não decidir por si próprio. Prêmios e castigos não produzem
motivação permanente.
b)
Motivação
por estimulo interior.
Desde
que o indivíduo escolha voluntariamente a direção correta como resultado de sua
motivação intrínseca, as probabilidades são que ele vá continuar a fazê-la sem qualquer
influência externa.
Na
motivação da vida, o que o indivíduo decide fazer depende em grande parte:
a)
Dos seus próprios conceitos.
b)
Das percepções de si próprio.
c)
Dos seus métodos de encontrar o seu
espaço.
d)
Enquanto o indivíduo for desencorajado
em seus esforços para se integrar, utilizará meios socialmente aceitáveis e
construtivos. Entretanto, se perder a confiança em seu comportamento
positivo...
e)
A falta de estímulo gera desajustamento
e deficiências de comportamento.
f)
O estimulo é o ingrediente básico para
o desenvolvimento educacional.
MOTIVAR-SE PARA MOTIVAR.
- Só motiva quem está motivado.
- Aprender a automotivar-se pela (o)
a)
Valorização pessoal;
b)
Auto-investimento;
c)
Gostar de si;
d)
Autodesenvolvimento;
e)
Cultivo do corpo
f)
Cultivo do espírito
g)
Vida em harmonia consigo, com os outros
e com Deus.
*Tão
decisivo é o processo de motivação, que vem revolucionando procedimentos
educacionais nas famílias e nas escolas.
*Freqüentemente
falta confiança na capacidade dos indivíduos, justamente quando se faz
necessário.
*É
valorizando o que há de bom em cada individuo que se poderá estimulá-lo. Este é
o ponto fundamental do processo de MOTIVAÇÃO.
*O
Educador deve acreditar na sua capacidade de influenciar positivamente o
educando.
*Evitar
a onda crescente do derrotismo e desânimo.
O
desenvolvimento da personalidade
Princípios
1)Todo comportamento tem significado social.
2) Todo comportamento tem como pano de fundo um objetivo.
3) O indivíduo deve ser visto subjetivamente;
4) Toda pessoa tem poder criador , sendo mais que um simples
receptor de estímulos.
5) O relacionamento é uma necessidade básica.
6) O Comportamento deve ser analisado sempre em bases mais
amplas.
7) Cada pessoa traz um estímulo de vida, herdado do ambiente
familiar.
8) Toda pessoa tem necessidades, que são: Auto realizacão,
estima e segurança
Princípios de motivação
1)
Capacidade de aceitação da realidade.
2)
A pessoa sempre espera mais e melhores ações de si próprias.
3)Colaboração
para que as pessoas tenham oportunidade de testar sua capacidade.
4)
Valorização dos indivíduos . Todos precisam sentir que têm valor, atitudes que
conferem segurança.
a)Você
pode fazer isso.
b)Tente
– erro não é crime.
c) Não colocar padrões tão elevados que os
indivíduos estejam sempre a cair quando tentam alcançá-lo.
d) Confiar na capacidade que se tem.
Tornar-se competente.
e) Aceitar e gostar das pessoas como elas
são, pois assim elas podem se apreciar também.
f) Garantir os direitos.
5)
Reconhecer uma atitude de esforço.
6)
Utilizar-se do grupo para facilitar e ampliar o desenvolvimento da pessoa.
7)
Valorizar as manifestações de interesse da pessoa.
8)
Reconhecer e focalizar os pontos fracos e qualidades da pessoa que são
positivas.
Obstáculos
à motivação.
·
Pessimismo
·
Falta
de sinceridade
·
Tradição
autoritária
Frases
sobre motivação
*Toda
pessoa precisa de motivação como a planta precisa de água. Sem ela o
crescimento é paralisado e seu potencial solapado (Rudolf Dreikurs)
*A
Motivação é tão e tão decisiva para o desenvolvimento do indivíduo que suas
ações são realmente determinada pelo grau em que ele (a) foi ou não motivada.
(Don Dinkmeyer)
AMEI A AULA PARABÉNS !
ResponderExcluir