Professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação desde 1997 - Obrigado Pela Visita! Ano Letivo - 2023

MODELO DE PLANO DE AULA. EXEMPLO



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEizDniGcmixr-Eqb9MVYiexxlBmOV8vXJd5qrBef4OywHweqLjKNgfdXxoNdE6d0xUh0Leejvys8Y0XRvJDRLqoAAYB_Bg4s0h94a6d6sjaqcjW-1leQL2lahMxRibIz1H2h4byew2J_I5v/s1600/plano+de+aula+ensinar.jpg
Você começou a dar aulas agora e sua supervisora te pede o caderno de planos...
 E agora? Como fazer o plano de aula?
Planejar é algo que dá trabalho, mas o que costumo dizer para as minhas professoras é que para quem não sabe para onde quer ir qualquer lugar serve.
Se você não planejar corre muito mais risco de falhar.
Então, mãos a obra! Não é nem um bicho de sete cabeças montar seus planos de aula, e vai te evitar uma série de aborrecimentos, e trazer qualidade a seu trabalho; com o tempo isso se torna parte de sua rotina.
Vai aí uma forcinha com este exemplo de plano de aula e as explicações de cada ítem.

__________________________________________________________________________________
 
1. TEMA (aqui você vai dar um nome a sua aula, relacionado a seu conteúdo)
Respeito à variação lingüística, português padrão e não padrão, tipos diferentes de fala.

2. OBJETIVOS (o que você pretende ensinar com esta aula)
·         Mostrar as diferentes formas de linguagens;
·         Trabalhar o respeito ao próximo;
·         Trabalhar a linguagem oral, atenção, confiança e a criatividade;
·         Desenvolver a motricidade fina;
·         Desenvolver a coordenação motora.

3. CONTEÚDOS (o conteúdo programático ligado ao planejamento escolar)
·         Linguagem
·         Coordenação Motora
·         Formação Humana

4. DURAÇÃO (quanto tempo será gasto)
A duração da aula será de 4 horas.

5. RECURSOS (quais materiais você vai uilizar)
Lápis de cor, lápis, borracha, TV e DVD, crachás de cartolina, revistas em quadrinho para a história.

6. METODOLOGIA (como será feito, passo a passo). Neste caso seria essa descrição:
6.1 Acolhimento
(Receba os alunos na porta com um beijo, e desejando boas vindas a todos. Por ser o primeiro dia de aula, coloque um crachá em cada criança para que eles se identifiquem melhor, e assimilem as iniciais do seu nome e dos colegas com o alfabeto)

6.2 Música de chegada ( aqui você pode apenas citar o nome da música).

Eu já cheguei, na sala já estou,
Sentados na cadeirinha, para aulinha começar,
Boa tarde coleguinhas,
Trá  lá lá lá lá,
Acabamos de chegar;
Trá lá lá lá lá;
Quem tiver coração triste, se alegre para cantar,
Nós viemos pra escola;
Nossa vida é cantar, hei!

6.3 Vídeo (nome do vídeo)
Logo após as crianças assistirem o vídeo com a música de Mara (Brasil, Brasil, Brasil), explique sobre as diferentes formas de linguagens, que variam de cidade para cidade, sobre as pessoas que falam de forma diferente, e que nem sempre está errado. Cite alguns nomes de frutas e legumes que são conhecidos em várias regiões com nomes diferentes. Ex: (Abóbora/gerimum/moranga),(mandioca/aipim), (mexerica/poncã/tangerina).

6.4 Rodinha
Sente com todos os alunos no chão, de preferência ao ar livre, para uma conversa sobre o vídeo, e fale sobre algumas pessoas que falam de forma diferente, e o que elas pensam sobre isso.

6.5 Intervalo e lanche para a educação infantil (15:00 às 15:30):
Leve as crianças para lavar as mãos para lanchar, em seguida leve para o pátio para brincarem, nesse momento é bom ficar de olho nas crianças, para não se machucarem. Assim que terminar o horário de recreio, leve-as para lavar as mãos novamente, e voltarem para a sala.

6.6 Momento calmaria
Logo após o intervalo, sente no centro da sala e conte uma história para as crianças, isso servirá para acalmá-los, depois de brincarem bastante no recreio. Uma sugestão pode ser uma história do Chico Bento, que conversa bem diferente, um inocente menino do campo, que fala errado (de acordo com a Gramática Normativa).  

6.7 Atividade do agricultor
Peça às crianças que desenhem sementinhas, ajudando o agricultor a plantar.

6.8 Escovação
Às 16:30 leve as crianças para escovar os dentes. Ao retornar para a sala, cante uma música, cantando as crianças expressam grandes valores esquecidos e que precisam ser resgatados.

6.9 Despedida
(despeça das crianças com o mesmo carinho e atenção que foram recebidos na chegada, pois assim eles sentirão que são queridos e sentirá vontade de voltar no dia seguinte.)

7. AVALIAÇÃO (Todos devem ser avaliados como participantes, se a capacidade de comunicação foi ampliada, como reagiram às situações e aos desafios propostos, se interagiram com os colegas. Anote tudo o que as crianças falaram na roda de conversa, se foi satisfatório ou se terá que propor novas atividades e conversas sobre o assunto. Algumas dessas informações, poderá ser útil, para fazer anotações no portfólio das crianças.)

FONTE: http://www.ensinar-aprender.com.br/2013/01/modelo-de-plano-de-aula-exemplo.html Acesso em 01/01/2014
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo(a)!

Obrigado pela visita ao blog. Volte sempre!

"Em alguns momentos, eu a decepcionarei, em outros você me frustrará, mas, se tivermos coragem para reconhecer nossos erros, habilidade para sonharmos juntos e capacidade para chorarmos e recomeçarmos tudo de novo tantas vezes quantas forem necessárias, então nosso amor será imortal."

- Augusto Cury

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Segundo Encontro Paroquial dos Catequistas 2025

Na tarde deste sábado, 07 de junho de 2025, 36 catequistas da paróquia Nossa Senhora do Carmo, aqui em Olivença/Alagoas, se reuniram na Esco...