O que são: atividades permanentes, sequência
didática e projeto didático.
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ATIVIDADE PERMANENTE
O que é: Trabalho didático realizado
regularmente (diária, semanal ou quinzenalmente), como ler para os alunos,
organizar rodas de conversa e reservar uma aula da semana para a produção de
pinturas e desenhos no ateliê.
Objetivos: Familiarizar a turma com um
conteúdo e formar hábitos. Ao fazer leituras diárias, por exemplo, as crianças
aprendem sobre a linguagem escrita e desenvolvem comportamentos leitores.
Organização: Prever objetivos, conteúdos,
duração da atividade, materiais necessários e como será feita a avaliação.
Como
usar: Realizar
atividades permanentes não significa fazer sempre a mesma coisa. A proposta
deve ser empregada com regularidade durante o ano ou um semestre e oferecer
novos desafios (rodas de leitura em que livros cada vez mais difíceis são lidos
pelo professor).
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA
O que é: Série de atividades envolvendo
um mesmo conteúdo, com ordem crescente de dificuldade, planejadas para
possibilitar o desenvolvimento da próxima.
Objetivo Ensinar conteúdos que exijam
tempo para aprender e aprofundamento gradual, como o reconhecimento das
características de uma paisagem brasileira em Geografia, uma série de
experiências para observar a ação de micro-organismos em Ciências ou a leitura
da obra de um autor em Língua Portuguesa.
Organização Prever a ordem em que as
atividades serão propostas, os objetivos, os conteúdos, os materiais, as etapas
do desenvolvimento, a duração e a maneira como será feita a avaliação.
Como usar A maioria dos conteúdos exige
tempo para aprender. Por isso, a sequência didática é a modalidade organizativa
mais presente no planejamento. Escolher os conteúdos mais importantes, organizar
a série, garantindo a continuidade, e distribuí-los durante o ano. O número de
atividades de cada sequência é variado, assim como o tempo de duração (ambos
dependem do objetivo e da resposta da turma às propostas).
■ PROJETO
DIDÁTICO
O que é Conjunto de ações para a
elaboração de um produto final que tenha uso pela comunidade escolar. Uma de
suas características é envolver a turma em todas as etapas do planejamento.
Objetivo Reunir conteúdos abrangentes,
atingindo propósitos didáticos e sociais. Um projeto de leitura e escrita, por
exemplo, em que os estudantes fazem um livro de receitas ensina a ler e
escrever e trabalha com valores nutricionais. Pode ter como meta mostrar à
comunidade como aproveitar as frutas regionais.
Organização Prever os momentos de
planejamento e de discussão em grupo e os de trabalhos individuais. Colocar
justificativas, aprendizagens desejadas,etapas do desenvolvimento, produção,
maneiras de divulgar o produto final, duração e avaliação final.
Como usar A duração é variada, mas sempre
ocupa dois meses ou mais. Por isso, o ideal é propor um ou dois por ano para
cada turma. Desenvolve-se o conjunto das atividades do projeto sem abandonar as
atividades permanentes e as sequências didáticas.
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