Professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação desde 1997 - Obrigado Pela Visita! Ano Letivo - 2023

Professores e educadores participam de projeto escolar

Por Cícero Santana

Projeto desenvolvido em parceira com a secretaria municipal de educação do município de Olivença/Al.

Professores, pais, educadores, funcionários e pais de educandos participaram de evento educativo na manhã desta quarta-feira (17), na Escola Municipal de Educação Básica Professor Divaldo Suruagy situada no povoado Fazenda Nova, interior de Olivença/Al.
Durante algumas semanas os professores trabalharam em sala de aula o projeto: Festa Junina na Escola com o objetivo de enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Os mesmos realizaram atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a interação e a socialização dos educandos.
Portanto, na manhã deste dia ocorreu a culminância do projeto com apresentações culturais e organização de palhoção e barraca com diversas comidas típicas. 
Alguns alunos do 3º ao 5º anos realizaram a quadrilha da Escola Divaldo Suruagy sob orientação e organização do professor de Educação Física, professor Moisés, onde pais de alunos e todos presentes acompanharam as apresentações com alegria.
Por fim ocorreu diversas brincadeiras para a garotada como por exemplo, corrida de saco, bala na farinha, estoura balão, corrida de ovo, dentre outras. E para finalizar o evento todos presentes puderam degustar das diversas comidas típicas oferecidas aos presentes.
"A festa ocorreu com a colaboração de todos pais, alunos, funcionários, e aqui os agradecimentos vão para Quitéria de Montes (diretora da instituição), Ailson Melo (diretor adjunto), Quitéria Quintino (coordenadora escolar), Jucélia, Maria José, Luciene I e II, Cícero, José Aparecido, Severina, Ana Lúcia, Marilene, Moisés, Pombinho Filmagens e demais colaboradores(as). Aos que fazem a secretaria de Educação do município, Prefeitura Municipal, coordenadora Raab, Ana Rúbia, Secretária Municipal de Educação Walquíria Régya, enfim obrigado a todos". (Cícero Santana)

Para acessar fotos do evento acesse: <https://www.facebook.com/groups/676788392447276/?fref=nf>


Share:

Clima da Região Nordeste do Brasil


Caatinga: vegetação típica do clima semiárido do sertão nordestino

Principais características do clima da região Nordeste do Brasil, umidade, chuvas, temperaturas médias, Geografia do Brasil


Introdução

Em função da grande extensão territorial, encontramos na região Nordeste do Brasil quatro tipos de climas:

Clima Semiárido

Presente principalmente na região interior do Nordeste (região do sertão nordestino). É uma área que apresenta temperaturas elevadas quase todo o ano. As chuvas são irregulares e em pouca quantidade (de 300 a 500 mm por ano).  A umidade também é muito baixa, tornando o clima seco. É comum ocorrer a ausência de chuvas por vários meses. É a área onde ocorre a conhecida Seca do Nordeste, que leva muitos prejuízos, principalmente, para a agricultura e pecuária da região do sertão.


Clima Tropical

Presente nas regiões sul da Bahia e central do Maranhão. Caracteriza-se por temperaturas elevadas durante o ano todo. Há pouca quantidade de chuva no inverno, enquanto o verão é marcado por muita chuva.

Clima Litorâneo Úmido

Presente na região litorânea do Nordeste. As chuvas são bem distribuídas durante o ano todo, embora no verão chova em maior quantidade em função da alta evaporação provocada pelas temperaturas elevadas. O clima é úmido e as temperaturas são mais elevadas no verão do que no inverno.

Clima Equatorial Úmido

Presente no litoral do Maranhão (extremo oeste do estado). Apresenta alta pluviosidade (entre 1.800 e 2.200 mm por ano), temperaturas elevadas e alta umidade.

 Dados Gerais

- Temperaturas médias anuais: entre 20 e 28ºC

- Índice pluviométrico anual: de 300 mm a 2.200 mm.

Curiosidade:

- Cabaceiras, localizada no interior da Paraíba, é a cidade mais seca do Brasil. O índice pluviométrico da cidade fica em torno de 300 mm anuais. É comum estiagens por até 9 meses.



FONTE
<http://www.suapesquisa.com/clima/clima_regiao_nordeste.htm> 
Acesso em 16 de jun. 2015
Share:

Seja bem vindo(a)!

Obrigado pela visita ao blog. Volte sempre!

"Em alguns momentos, eu a decepcionarei, em outros você me frustrará, mas, se tivermos coragem para reconhecer nossos erros, habilidade para sonharmos juntos e capacidade para chorarmos e recomeçarmos tudo de novo tantas vezes quantas forem necessárias, então nosso amor será imortal."

- Augusto Cury

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Lista dos alunos 2024 por ordem alfabética

PREFEITURA MUNICIPAL DE OLIVENÇA – ALAGOAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CUL...