Professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação desde 1997 - Obrigado Pela Visita! Ano Letivo - 2023

Vereadores de Olivença discutem a L.D. O, falta de carteira em escolas publicas e a erradicação dos trabalhos infantil no município

Nesta última sexta-feira (25) de novembro, aconteceu mais uma sessão na câmara dos Vereadores de do município de Olivença sertão de Alagoas, o presidente da casa legislativa José Girlándes Vieira Silva o (Nando) do PHS facultou a palavra, a primeira asubir na tribuna foi a vereadora Maria de Lourdes Cirilo do PSC falou em seu discurso da tal L.D.O Lei de Diretrizes Orçamentária, Jegou atrasada esta faltando artículos que desrespeita a câmara, Após de passar por análises das comições e ser devolvidas, o orçamento do próximo ano já se encontra na casa.

A vereadora Maria de Lourdes cobrou da Secretaria da educação o descaso que se encontra nas salas de aulas, como carteiras quebradas professor trabalhando em pé, e pediu para que se tomassem as providencia e não deixasse para entregar as novas carteiras que se encontra em um deposito só o próximo ano.

O vereador Wescley Vilela do PSDB falou em seu discurso que o município de Olivença foi notificado por o ministério público por a erradicação do trabalho infantil. O Ministério Público do Trabalho segue na busca da erradicação do trabalho infantil em Alagoas. Assim, Olivença se torna o quinto Município a assinar Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em que se compromete a criar, em 30 dias, um diagnóstico contendo informações de todas as crianças que realizem algum tipo de trabalho, remunerado ou não.

O documento deverá conter nome, idade, filiação, atividade que realiza, renda familiar, situação escolar, entre outras informações, de modo que as identifique e que sirva para elaborar um panorama do Município.

O Município deverá, ainda, criar políticas públicas, como destinar 2% da receita anual para a erradicação do trabalho de crianças e a profissionalização de adolescentes, por meio de cursos de capacitação e a inserção delas em programas sociais como o PROJOVEM.

Essa mesma porcentagem também deve ser retirada do Fundo de Participação dos Municípios para o Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Ambas as medidas, conforme o TAC, precisam estar inclusas na Lei Orçamentária do município.

O foco do Termo, segundo o procurador do Trabalho Alexandre Magno, é alcançar crianças e adolescentes que estejam em situação de risco. "Deve-se resgatar imediatamente crianças que trabalhem no matadouro municipal, lixão, comércio ambulante e ainda aquelas que estiverem sofrendo exploração sexual e usuárias de entorpecentes", diz.


O prefeito de Olivença, Jorginaldo Vieira de Meneses, assumiu, junto com o Município, a obrigação de pagar multa de 10 mil reais por cada obrigação descumprida no TAC. Já pelo atendimento incompleto de cada requisito, a multa é de mil reais. Todos os valores serão revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador, ou para outra instituição sem fins lucrativos indicada pelo MPT.

O Vereador José Elias Santana Silva do PTB em seu discurso lembrou da sessão passada, onde teve entrega dos titulo cidadão aos deputados Joaquim Beltrão e Cícero Ferro, pediu para que esses parlamentares olhassem com bons olhos a recuperação da rodovia que do acesso a nossa cidade, e que eles mesmos se comprometeram em plenário da câmara em marca uma reunião com o governador Teotônio Vilela Filho. E parabenizou ao prefeito Velho por a festa do caju que aconteceu no município.

O vereador e Presidente da casa Legislativa José Girlándes Vieira Silva (Nando) do PHS em seu discurso falou da festa, e disse apesar de tudo o acontecido foi muito bom, o show aparte do rapaz com o nome de Gileno que subiu em cima da torre do palco e ameaçava se jogar, após de varias negociações da policia e do prefeito e da própria família conseguiram convencer para desser e da continuidade a festa.

O outro caso foi o desrespeito do cantor Mano Valter com seu próprio público e com as pessoas que o contratam, não é a primeira vês que ele faz isso esta acostumado a fazer em outros lugares, e encerrou suas palavras dizendo que espera que não seja mais contratado.


Fonte:rotadosertao.com/Hector Emilio
Crédito Foto: Hector Emilio
Share:

Prefeitura Municipal de Olivença disponibiliza minuta do Sistema de Previdência Própria

A Prefeitura de Olivença realizou nesta terça feira dia 22 de novembro de 2011 a primeira audiência pública para implementação do Sistema de Previdência Própria, a audiência aconteceu no Centro de Treinamento Municipal Miguel Ferreira de Melo e contou com as presenças das autoridades locais e de vários servidores municipais da Educação, Saúde, Agricultura, Administração, Finanças e Assistência Social. Neste primeiro encontro foi explicado como seria a implantação do sistema. Na oportunidade, vários funcionários indagaram e solicitaram o modelo do Projeto de Lei para conhecê-lo melhor para que o mesmo seja submetido posteriormente a votação. A próxima  reunião está marcada para o próximo dia 06 de dezembro, terça-feira, às 09 horas da manhã no Centro de Treinamento. 
O modelo está disponível no site www.olnoticias.zip.net

http://www.pmolivenca.com.br/novo_site/atos_oficiais/audienciaspublicas/2011/20111123020340.p
df 
Share:

A Bandeira do Brasil

Bandeira do Brasil
A atual Bandeira Nacional foi adotada pelo decreto n.° 4, de 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República (15 de novembro de 1889). Sua elaboração foi realizada por Raimundo Teixeira Mendes (positivista), Miguel Lemos (diretor do Apostolado Positivista do Brasil), Manuel Pereira Reis (astrônomo) e Décio Vilares (pintor).
A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, no qual está inserido um losango amarelo, cujo centro possui um círculo azul com estrelas brancas (atualmente 27) e com uma faixa branca, que contém a frase: “Ordem e Progresso”. Cada elemento da bandeira possui um significado:
Share:

Proclamação da República - 15 de novembro

Deodoro da Fonseca: executor de uma
mudança construída ao longo do tempo.

O processo histórico em que se desenvolveu o fim do regime monárquico brasileiro e a ascensão da ordem republicana no Brasil perpassa por uma série de transformações em que visualizamos a chegada dos militares ao poder. De fato, a proposta de um regime republicano já vivia uma longa história manifestada em diferentes revoltas. Entre tantas tentativas de transformação, a Revolução Farroupilha (1835-1845) foi a última a levantar-se contra a monarquia.


Podemos destacar a importância do processo de industrialização e o crescimento da cafeicultura enquanto fatores de mudança sócio-econômica. As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através de uma nova forma de governo. Ao mesmo tempo, os militares que saíram vitoriosos da Guerra do Paraguai se aproximaram do pensamento positivista, defensor de um governo republicano centralizado.
Share:

História do nosso município de Olivença - Alagoas

Olivença Alagoas - AL
Histórico
Brasão de Olivença
         A história do atual município de Olivença inicia-se por volta de 1850. Em seus primeiros registros constam, nessa época, apenas um pequeno lugarejo pertencente ao território do município de Santana do Ipanema, com alguns poucos habitantes, entre eles, Antonio Serapião, Manoel Justino e Manoel Luiz da Costa.
         Quase 50 anos depois, em 1898, provenientes de Lagoa da Canoa, instalaram-se na região duas famílias: de Manoel Vieira de Oliveira e de Belarmino Vieira de Oliveira, que iniciaram o desenvolvimento da região com a implantação de pequenos sítios e dedicando-se à agricultura e pecuária. O lugar ficou conhecido como "Capim" e teve este nome até a emancipação política.
         Cumprindo a tradição entre os ricos proprietários de terras do interior de Alagoas, as próprias famílias construíram uma capela em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, padroeira do povoado. A matriz que existe até hoje só foi construída em 1938, mesma época da instalação da feira do povoado.
         A Vila do Capim foi crescendo e, em 1930, já tinha características de uma pequena cidade, mesmo ainda sendo povoado de Santana do Ipanema. Neste mesmo ano, os moradores tentaram a autonomia administrativa, tendo como principais líderes João e Odilon Vieira.
         Em 1959, através da lei 2.092, Capim foi elevada à condição de município autônomo com o nome de Olivença, que caracteriza a junção dos sobrenomes das famílias fundadoras do município.
         Mesmo enfrentando adversidades por conta da aridez da região, Olivença tem um povo festivo e alegre, que comemora efusivamente as duas grandes festas do município: a Emancipação Política (2 de fevereiro) e da padroeira Nossa Senhora do Carmo (16 de julho).
Gentílico: olivense ou oliventino
Formação Administrativa
           Distrito criado com a denominação de Capim ex-povoado, pela lei  nº 1785, de 05-04-1954. Subordinado ao município de Santana do Ipanema. Criado com terras do distrito de Maravilha, subordinado ao município de Santana do Ipanema.
         Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Capim, figura no município de Santana do Ipanema.
         Elevado à categoria de município com a denominação de Olivença, pela lei estadual nº 2092, de 24-04-1958, desmembrado de Santana do Ipanema. Sede no atual distrito de Olivença ex-Capim. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-02-1959.
         Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
         Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica distrital
Capim para Olivença alterado, pela lei estadual nº 2092, de 24-04-1958
Share:

Prova Brasil é realizada até 18 de novembro em 5,5 mil municípios

Teste com alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º do médio é usado para avaliar sistema educacional brasileiro

Por Último Segundo
Desta segunda-feira até o dia 18 de novembro, cerca de 6,2 milhões de estudantes de 71 mil escolas públicas e privadas participam da Prova Brasil. O teste aplicado a estudantes do quinto e nono anos (quarta e oitava séries do sistema antigo) do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio é usado para avaliar o sistema educacional brasileiro. 
Aplicada em 5.538 municípios, cada escola tem uma data especificada para a realização do teste cujos resultados serão divulgados em julho do ano que vem. As avaliações do ensino fundamental e médio fazem parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que posteriormente serve de subsídio para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 para aferir a qualidade do ensino oferecido e usado em várias políticas públicas do Ministério da Educação.

A prova organizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é aplicada em escolas públicas urbanas e rurais que tenham no mínimo 20 estudantes matriculados no quinto e no nono anos (quarta e oitava séries) do ensino fundamental. Para o ensino médio, a avaliação é feita apenas com uma parcela amostral dos alunos. Nesta edição cerca de 1,9 mil escolas particulares participam dos testes.

Este ano, o Inep realizará também, no mesmo período, a edição especial da Prova Brasil direcionada aos municípios que reúnem pelo menos 10 matrículas no quinto ano, mesmo que os estudantes estejam distribuídos em várias escolas. Dessa forma, o Inep atende pedido da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que pede a de maior número de municípios no Ideb.

A participação no exame dispensa inscrição. A partir dos dados coletados por meio do Censo Escolar, o Inep seleciona automaticamente as escolas. No dia das provas, estudantes, professores e gestores respondem a questionários socioeconômicos.

Provas
Cada prova do Saeb é constituída por dois blocos de língua portuguesa e dois de matemática. Os estudantes do quinto ano respondem a 22 questões de língua portuguesa e 22 de matemática. Os do nono ano, a 26 de cada disciplina. Esse número de questões é aplicado também aos estudantes do terceiro ano do ensino médio.

As escolas de ensino fundamental participantes recebem boletim de desempenho com os resultados das séries avaliadas, que também é divulgado pela internet. Como o alvo da avaliação é a unidade de ensino, não são divulgados resultados ou emitidos certificados de desempenho individual dos estudantes. As instituições que participam da prova no ensino médio não recebem resultados por unidade de ensino, mas as notas contribuem para gerar os resultados agregados por dependência, município, Estado e Brasil.
Share:

MEC vai anular mais uma questão do Enem prestado por alunos de escola cearense


O secretário especial do Ministério da Educação (MEC), Nunzio Briguglio, adiantou nesta sexta-feira, 4, ao O POVO, que o MEC vai anular mais uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) prestado por 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza. A questão corresponde à 25ª do caderno amarelo, e teria sido adiantada a alunos da escola cearense.

Com a anulação, ficará determinado o cancelamento de 14 questões do exame somente de alunos da escola cearense. Por conta da determinação, Nunzio explicou que a base de cálculo do Enem prestado pelos alunos matriculados no Christus será diferente do cálculo utilizado para os demais estudantes do País que prestaram o exame.

Segundo o MEC, o mesmo total de 1 mil pontos será válido para todos os estudantes que fizeram o Enem. No entanto, enquanto os alunos do Christus terão 1 mil pontos distribuídos em 167 questões válidas, os demais estudantes calcularão suas notas dividindo os 1 mil pontos entre 180 questões.

Na manhã de hoje, o Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), Paulo Roberto de Oliveira Lima, suspendeu a liminar que determinava o cancelamento de 13 questões do Enem para todo o Brasil. Assim, ficaram sem efeito as 13 questões para os 639 alunos do Colégio Christus que se submeteram à prova. Dessa forma, as provas serão mantidas na sua integralidade para os quase 5 milhões de estudantes que se submeteram ao exame.

Entenda o caso

Sábado, 22, e domingo, 23
- No Brasil, mais de 5 milhões de inscritos fizeram a prova do Enem 2011. No Ceará, foram cerca de 118 mil.

Terça-feira, 25
- Imagens de questões de apostilas com itens iguais ou semelhantes aos da prova começaram a circular nas redes sociais. O conteúdo era atribuído a material distribuído pelo Colégio Christus.

Quarta-feira, 26
- Inep cancela a prova dos 639 alunos do Christus. A Polícia Federal é acionada e abre inquérito para investigar como se deu o acesso às questões do Exame. A escola alegava que os itens faziam parte do banco de dados feito com a colaboração de alunos e professores.

Quinta-feira, 27
- MEC confirma que as questões vazadas eram de um pré-teste, aplicado em 2010, no Christus. O MPF pede a anulação de todas as provas ou de 13 questões para todo o Brasil.

Sexta-feira, 28
- Justiça dá 72 horas para o Inep apresentar defesa à ação.

Segunda-feira, 31
- Presidente do Inep vem ao Ceará para pedir o cancelamento somente para os alunos do Christus. Jovens protestam pela anulação de 14 questões ou do Enem no Brasil inteiro.

- Justiça anula 13 das 14 questões.

Quinta-feira,3
- MEC recorre da anulação de 13 questões do Enem em todo o País.

Sexta-feira, 4
- TRF-5ª Região suspende liminar que anulou 13 questões do Enem e anuncia anulação somente a alunos do Christus.

- MPF diz que vai recorrer da decisão que suspendeu anulação das 13 questões em todo o País.


Redação O POVO Online
Share:

Servidores Públicos de Mata Grande são valorizados pela prefeitura

A prefeitura de Mata Grande é um dos poucos municípios da região sertaneja que valoriza o Servidor Público, peça fundamental para o desenvolvimento da cidade. As secretárias de Administração e Finanças fazem de tudo para o funcionário ser bem assistido pelo governo municipal.

Vários avanços foram conseguidos, a exemplo do pagamento do Quinquênio, nunca pago pelas administrações anteriores, além do Auxilio Natalidade onde o funcionário público recebe um salário mínimo, extra, para cuidar do bebê. O Sindicato dos Servidores de Mata Grande é parceiro da prefeitura.

“O prefeito Jacob Brandão é um governo que valoriza todos os servidores desde o gari até o alto nível de graduação. É por isso que Mata Grande vem crescendo nos últimos anos”, disse o secretário de Finanças Gabriel Brandão.

80 servidores foram aposentados e 20 deram entrada. O pagamento é realizado dentro do mês trabalho, coisa nunca vista. Reajuste de salários durante o governo chegando a 35%. E o funcionário recebe o 13° salário no mês do aniversário. O último rateio pago aos professores chegou a quase R$ 1,6 mil.

“Ninguém nunca recebeu um rateio com foi pago recentemente ao servidor, quase R$ 1,6 mil, aumento salarial em 35%, Quinquênio agora é realidade. Nosso governo é transparente e trabalha incansavelmente para melhorar, mais e mais”, falou Jacob Brandão.

Por Cada Minuto
Share:

Notícias: Haddad quer evitar anulação de questões do Enem para todo País

O ministro da Educação Fernando Haddad deve ir nesta quinta-feira, 3 de novembro, ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife (PE), para recorrer da decisão da Justiça Federal cearense que anulou 13 questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. O objetivo de Haddad é evitar a anulação parcial do exame para todos os estudantes do país que se submeteram à prova nos dias 22 e 23 de outubro.
Para o ministro, o ideal é que o exame seja reaplicado aos 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (Ceará), que tiveram acesso às questões. Segundo o governo, a anulação de 13 perguntas das 180 contidas no Enem prejudicará a grande maioria dos estudantes que fizeram o exame. Segundo especialistas, se as questões forem de fato anuladas, o valor de cada item terá de ser reavaliado para a formulação da nota final.

O Ministério Público Federal do Ceará pediu à Justiça a anulação das questões depois da constatação de que alunos tiveram acesso antecipado a elas. Os itens estavam em uma apostila distribuída pela escola semanas antes da aplicação do Enem e vazaram da fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010.

O pré-teste é feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), para averiguar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep.

O MEC confirmou que 13 questões que estavam na apostila distribuída pelo colégio cearense foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado a 91 alunos da escola. Em entrevista ao Terra, Maria Inês Fini, uma das idealizadoras do Enem, disse que questões avaliadas em pré-teste não poderiam ser usadas no exame no ano seguinte, pois pegam uma mesma geração de alunos.

MFP quer a anulação de mais uma questão do Enem
O procurador da República Oscar Costa Filho disse na última terça-feira, 1º de novembro, que ficou satisfeito com a decisão da Justiça de anular 13 questões do Enem. De acordo com o procurador, "o juiz tomou como base as leis que garante a realização de concursos públicos no país". No entanto, afirmou que vai pedir o cancelamento da questão 25 do caderno amarelo, aplicado no primeiro dia do exame. "Essa questão é similar a de número 11 do simulado do Colégio Christus" afirma. A representação deve ser entregue na sede da Justiça Federal em Fortaleza nesta quinta feira (3).

Depois da decisão, candidatos da capital cearense dizem que não estão satisfeitos. "Podem ter vazado outras questões que ninguém ficou sabendo... Será que aconteceu só essa vez? Será que não vem acontecendo em outros lugares?" argumenta o estudante Peterson Fernandes. Ele é auxiliar administrativo e tenta uma vaga para o curso de Comunicação Social na Universidade Federal do Ceará. "Por que aconteceria só aqui? Só no Nordeste?" questiona.

Estudantes que já organizaram protestos em Fortaleza também não estão satisfeitos com a decisão da Justiça. "Acho que o correto era a anulação em todo país e não só dessas questões" critica o estudante Pedro Caldas. Ele participou do primeiro protesto pedindo o cancelamento total do Enem no final do mês passado e promete mais articulações nos próximos dias. "Nós vamos começar a nos organizar nas redes sociais" garante.

O colégio Christus divulgou uma nota sobre a decisão de Justiça Federal. No documento a instituição "reafirma que sempre agiu estritamente conforme os princípios éticos e de licitude que vêm pautando a sua conduta ao longo de seus 60 anos de história. A instituição respeitará todas as decisões judiciais e continuará promovendo a defesa dos direitos de seus alunos em todas as esferas competentes."

Segundo decisão, anunciada na noite de segunda-feira, ficam anuladas as questões 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, do 1º dia, da prova amarela, bem como as questões 113, 141, 154, 173 e 180, do 2º dia, também da prova amarela. O juiz afirmou que estas questões "foram disponibilizadas para uns candidatos em detrimento de outros, ferindo o princípio constitucional da isonomia e da segurança jurídica".

"Não é o erro, mas o vazamento das questões que leva à nulidade das mesmas, por quebrar o princípio da isonomia. Assim, entendo razoável e proporcional, nesta oportunidade e neste momento processual, declarar a nulidade apenas das questões do certame Enem 2011 que foram objeto de vazamento e prévio conhecimento", justifica o juiz em trecho da decisão. O Ministério da Educação (MEC) considerou a decisão desproporcional e exagerada e disse que vai recorrer nos próximos dias.

Com informações da Agência Brasil
Share:

Quem foi Cônego José Bulhões

Cônego José Bulhões, natural de Entre Montes, Alagoas, ordenou-se sacerdote no dia 8 de Dezembro de 1912, na catedral de Maceió, tendo celebrado a sua primeira missa na capela do Senhor Jesus do Bonfim, no bairro do Poço em Maceió, no dia 10 de dezembro de 1912.Tomou posse como vigário da paróquia de Senhora Santana no dia 26 de Janeiro de 1919.O Padre Bulhões foi uma inestimável figura de evangelizador, respeitado até pelo bandoleiro Virgulino Lampião.Teve na sua vida sacerdotal uma obediência perfeita do mandamento de Nosso Senhor, filho do casal Francisco Fernandes Bulhões e Sofia de Melo Bulhões, sempre ajudou a família, ao lado dos irmãos; Manoel Bulhões, Francisco Bulhões, Eugênio Bulhões, Maria de Melo Bulhões, Pedro de Melo Bulhões, Aluisio de Melo Bulhões, Maria Angélica Bulhões e Antonio de Melo Bulhões fixou residência no casarão que pertencia a família Brandão(pais de D. Iluminata). Nasceu no dia 3 de junho de 1886, falecendo no dia 17 de Outubro de 1952, na cidade de Santana do Ipanema. O padre Fernando Medeiros assumiu a Matriz como pró-pároco do Cônego Bulhões no período de 1949 a 1951. Natural do Poço das Trincheiras onde nasceu no dia 30/05/1919 faleceu na sua cidade natal em 1984.

Fonte: Portal Maltanet
Share:

Seja bem vindo(a)!

Obrigado pela visita ao blog. Volte sempre!

"Em alguns momentos, eu a decepcionarei, em outros você me frustrará, mas, se tivermos coragem para reconhecer nossos erros, habilidade para sonharmos juntos e capacidade para chorarmos e recomeçarmos tudo de novo tantas vezes quantas forem necessárias, então nosso amor será imortal."

- Augusto Cury

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Lista dos alunos 2024 por ordem alfabética

PREFEITURA MUNICIPAL DE OLIVENÇA – ALAGOAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CUL...