Professor dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação desde 1997 - Obrigado Pela Visita! Ano Letivo - 2023

Funcionários da Escola Municipal Cônego José Bulhões atualizam o PPP

Na sexta-feira passada 23 de setembro de 2011 os funcionários da Escola Municipal de Educação Básica Cônego José Bulhões - Sítio Bento Leite reunimos no estabelecimento educacional da mesma para estudarmos, discutirmos e atualizarmos o Projeto Político Pedagógico da Escola.
Esteve presente os professores: Cícero, Jozivaldo e Aclésia, o vigia Elias Tavares, as auxiliares de serviços gerais Lindalva, Cícera e Creuza, o coordenador pedagógico Marcos que conduziu os trabalhos, alguns alunos e pais.

Share:

PDE - Escola

O Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE Escola, é um Programa voltado para o aperfeiçoamento da gestão escolar democrática e inclusiva. O Programa busca auxiliar a escola, por meio de uma ferramenta de planejamento estratégico, disponível no SIMEC, a identificar os seus principais desafios e, a partir daí, desenvolver e implementar ações que melhorem os seus resultados,. oferecendo apoio técnico e financeiro para isso.

A metodologia de planejamento do PDE Escola desenvolve-se em três etapas:

- Diagnóstico da Escola;
- Síntese do Diagnóstico da Escola; e
- Plano de Ação da Escola

O plano deve ser elaborado com a participação da comunidade escolar e enviado, via SIMEC, para a Secretaria, que é responsável pela análise e aprovação do plano. Após aprovado pela secretaria, o plano é enviado para validação do MEC que, após análise, solicita o pagamento dos recursos para o FNDE. Após o recebimento dos recursos, cabe a cada escola e sua respectiva secretaria executarem, monitorarem e avaliarem o plano.

Em 2011, o PDE Escola atenderá 19.095 escolas, divididas em dois grupos:

  • Escolas cujo IDEB 2009 foi igual ou inferior a 4,4 para os Anos Iniciais e 3,7 para os Anos Finais, exceto aquelas que já receberam as duas parcelas dos recursos entre os anos 2008 a 2010 - 13.347 escolas (Clique aqui para ver a lista de escolas NOVAS);

  • Escolas que não receberam uma ou as duas parcelas dos recursos para execução do seu Plano de Ação entre os anos 2008 e 2010 - 5.748 escolas (Clique aqui para ver a lista de escolas REMANESCENTES).

Share:

Comunicado aos professores e Conselheiros das UEXs


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
Av. Nossa Senhora do Carmo, s/n
Centro – CEP 57550-000 Fone: (82)3632-1132



COMUNICADO


Olivença, AL – 15 de setembro de 2011

A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto – SEMED através do seu núcleo pedagógico, comunica os(as) senhores(as) Conselheiros(as) das Unidades Executoras Próprias – UEXs, ou seja, os membros do Caixa Escolar da rede municipal de ensino, a participarem no dia 20 de setembro (terça-feira) às 9:00 no referido local, de uma reunião sobre o Programa Formação pela Escola e para tratarmos de assuntos inerentes a sua atuação como conselheiro.
Desde já agradeço a sua presença.

Atenciosamente,

__________________________________________________________________
Mary Célia Dionizio Souza Roberto
Tutora do Programa Formação pela Escola
Share:

16 de setembro - Emancipação Política de Alagoas


No dia 16 de setembro comemora-se a Emancipação Política de Alagoas. A data  foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira. 
A História de Alagoas começa antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado pelos índios caetés. Localizado entre os dois maiores centros açucareiros do Nordeste - Pernambuco e Bahia -, o estado desenvolveu e consolidou sua economia, baseada nos engenhos de açúcar e na criação de gado, em que predominava o trabalho escravo de negros e mestiços. Entre os séculos XVI e XVII, piratas estrangeiros atacam sua costa, atraídos pelo pau-brasil.
Segundo conta a história, no início do século XVI a região foi invadida pelos franceses. Porém, em 1535, Duarte Coelho Pereira, donatário da capitania de Pernambuco, retomou o controle da área para os portugueses. Duarte ainda incentivou o plantio da cana e a construção de engenhos.No século XVII os holandeses ocuparam a área de onde só saíram em 1645. Data também do século XVII a formação do Quilombo dos Palmares, constituído por escravos fugitivos e destruído em 1690.
Para manter o domínio do território, os colonizadores entram em choque com os nativos e dizimam tribos indígenas hostis, como os caetés. Falar de resistência em Alagoas é falar da resistência de Zumbi. A partir do fim do século XVI, Alagoas e Pernambuco sediam o mais importante centro de resistência dos negros, o Quilombo dos Palmares, destruído em 1694 por Domingos Jorge Velho, após quase um século de existência.
Share:

Emancipação Política de Alagoas

Próxima sexta-feira dia 16 de setembro nosso estado de Alagoas está completando ano. Clique no link abaixo:
Dia 16 - Emancipação Política do Estado de Alagoas.
Share:

Índia realiza conferência internacional sobre alfabetização


Começou nesta quinta-feira, 8 de setembro, Dia Internacional da Alfabetização, em Nova Délhi, na Índia, a conferência internacional "Alfabetização feminina para um desenvolvimento integrador e sustentável", organizada pelo governo indiano na abertura da "Iniciativa E-9".
O E-9 reúne nove países muito povoados que concentram mais de dois terços dos analfabetos adultos e mais da metade das crianças não escolarizados do mundo, e é formado por Bangladesh, Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Nigéria e Paquistão.
A diretora geral deste órgão da ONU, Irina Bokova, declarou em comunicado que "o mundo precisa urgentemente de um compromisso político mais firme com a alfabetização respaldado pelos recursos adequados para ampliar os programas eficazes".
"É indispensável aos governos, as organizações internacionais, a sociedade civil e o setor privado fazer da alfabetização uma prioridade política, para que todas as pessoas possam desenvolver seu potencial e participar ativamente na formação de sociedades mais sustentáveis, justas e pacíficas", afirmou.
O Instituto de Estatística da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) informou na terça-feira que 793 milhões de pessoas em todo o mundo não sabem ler nem escrever. Segundo os dados, a maioria dessas pessoas são meninas e mulheres.
"Outras 67 milhões de crianças em idade escolar não leem ou escrevem, e 72 milhões de adolescentes em idade escolar também não estão gozando de seu direito à educação", indicou a agência da ONU. Em todo o mundo, 11 países têm mais de 50% de adultos analfabetos: Benin, Burkina Fasso, Chade, Etiópia, Gâmbia, Guiné, Haiti, Mali, Níger, Senegal e Serra Leoa.
A celebração do Dia Internacional da Alfabetização, no dia 8 de setembro, presta atenção especial à relação entre a alfabetização e a paz, segundo a organização. A Unesco entregará, em Nova Délhi, os prêmios internacionais de alfabetização Confúcio e Rei Sejong, que recompensam projetos do Burundi, Estados Unidos, México e da República Democrática do Congo.
O prêmio Unesco-Rei Sejong será entregue ao Instituto Nacional para a Educação dos Adultos do México (Inea), por seus programas de alfabetização bilíngues. Segundo a Unesco, estes programas demonstraram sua eficácia para reduzir os índices de analfabetismo entre as povoações indígenas do México, em particular das mulheres, e para melhorar sua capacidade de exercer seus direitos.
Share:

Ministério da Educação vai distribuir tablets para escolas


Edital para a compra dos minicomputadores sai ainda este ano

Rio - Ministério da Educação (MEC) vai distribuir centenas de milhares de tablets — computadores portáteis do tamanho de um livro — a escolas públicas a partir do próximo ano. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, na 15ª Bienal do Livro, no Riocentro. A iniciativa, uma parceria do MEC com o Ministério da Ciência e Tecnologia, pretende universalizar o acesso dos alunos à tecnologia.
O edital para a compra dos equipamentos será publicado ainda este ano. “Estamos investindo em conteúdos digitais educacionais. O MEC investiu, só no último período, R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais”, afirmou.
Para o ministro, o MEC está em transformação, e os tablets representarão um “salto”tecnológico. Mas ponderou: “Temos que fazer isso de maneira a fortalecer a indústria, os autores, as editoras, para que não venhamos a sofrer um problema de sustentabilidade, com a questão da pirataria”.
Segundo o ministro, a produção dos equipamentos será local e totalmente desonerada de impostos, com o aval do Ministério da Fazenda. “Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets”, garantiu, sem, no entanto, informar a quantidade que isso representará.
Share:

Seja bem vindo(a)!

Obrigado pela visita ao blog. Volte sempre!

"Em alguns momentos, eu a decepcionarei, em outros você me frustrará, mas, se tivermos coragem para reconhecer nossos erros, habilidade para sonharmos juntos e capacidade para chorarmos e recomeçarmos tudo de novo tantas vezes quantas forem necessárias, então nosso amor será imortal."

- Augusto Cury

Pesquisar este blog

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

Lista dos alunos 2024 por ordem alfabética

PREFEITURA MUNICIPAL DE OLIVENÇA – ALAGOAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CUL...