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Alunas e alunos participando do soletrando
Da esquerda para direita: Maria Graziela, Maria Cybelle e José Vitor (5º "B")
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Período de Pandemia Covid-19
Desafio: professores, coordenadores e diretores se reúnem e discutem como ensinar em período de pandemia
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Início do ano letivo 2020
Relação dos nomes dos alunos do professor Cicero Santana em 2020
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Trabalho realizado em sala de aula
Confecção de cocares, arcos e flecha em comemoração ao dia do índio.
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Formação do CGA (Conselho Gestor de Água) da Escola Municipal de Educação Básica Cônego José Bulhões
Estavam presentes pais de alunos, professores Cícero Santana e Jozivaldo Cavalcante, coordenadora pedagógica Raab, funcionários do estabelecimento de ensino e o TÉCNICO DE FORMAÇÃO SIG CISTERNAS 2ª ÁGUA — Alexandre Pereira do (CONDRI)
Funcionários da Escola Municipal Cônego José Bulhões atualizam o PPP
Professor Cícerosetembro 25, 2011Aclésia, Cícero, coordenador, Escola Municipal Cônego José Bulhões, funcionários, Jozivaldo, PPP, vigia
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Na sexta-feira passada 23 de setembro de 2011 os funcionários da Escola Municipal de Educação Básica Cônego José Bulhões - Sítio Bento Leite reunimos no estabelecimento educacional da mesma para estudarmos, discutirmos e atualizarmos o Projeto Político Pedagógico da Escola.
Esteve presente os professores: Cícero, Jozivaldo e Aclésia, o vigia Elias Tavares, as auxiliares de serviços gerais Lindalva, Cícera e Creuza, o coordenador pedagógico Marcos que conduziu os trabalhos, alguns alunos e pais.
PDE - Escola
O Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE Escola, é um Programa voltado para o aperfeiçoamento da gestão escolar democrática e inclusiva. O Programa busca auxiliar a escola, por meio de uma ferramenta de planejamento estratégico, disponível no SIMEC, a identificar os seus principais desafios e, a partir daí, desenvolver e implementar ações que melhorem os seus resultados,. oferecendo apoio técnico e financeiro para isso.
A metodologia de planejamento do PDE Escola desenvolve-se em três etapas:
- Diagnóstico da Escola;
- Síntese do Diagnóstico da Escola; e
- Plano de Ação da Escola
O plano deve ser elaborado com a participação da comunidade escolar e enviado, via SIMEC, para a Secretaria, que é responsável pela análise e aprovação do plano. Após aprovado pela secretaria, o plano é enviado para validação do MEC que, após análise, solicita o pagamento dos recursos para o FNDE. Após o recebimento dos recursos, cabe a cada escola e sua respectiva secretaria executarem, monitorarem e avaliarem o plano.
Em 2011, o PDE Escola atenderá 19.095 escolas, divididas em dois grupos:
A metodologia de planejamento do PDE Escola desenvolve-se em três etapas:
- Diagnóstico da Escola;
- Síntese do Diagnóstico da Escola; e
- Plano de Ação da Escola
O plano deve ser elaborado com a participação da comunidade escolar e enviado, via SIMEC, para a Secretaria, que é responsável pela análise e aprovação do plano. Após aprovado pela secretaria, o plano é enviado para validação do MEC que, após análise, solicita o pagamento dos recursos para o FNDE. Após o recebimento dos recursos, cabe a cada escola e sua respectiva secretaria executarem, monitorarem e avaliarem o plano.
Em 2011, o PDE Escola atenderá 19.095 escolas, divididas em dois grupos:
- Escolas cujo IDEB 2009 foi igual ou inferior a 4,4 para os Anos Iniciais e 3,7 para os Anos Finais, exceto aquelas que já receberam as duas parcelas dos recursos entre os anos 2008 a 2010 - 13.347 escolas (Clique aqui para ver a lista de escolas NOVAS);
- Escolas que não receberam uma ou as duas parcelas dos recursos para execução do seu Plano de Ação entre os anos 2008 e 2010 - 5.748 escolas (Clique aqui para ver a lista de escolas REMANESCENTES).
Comunicado aos professores e Conselheiros das UEXs
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
Av. Nossa Senhora do Carmo, s/n
Centro – CEP 57550-000 Fone: (82)3632-1132
COMUNICADO
Olivença, AL – 15 de setembro de 2011
A Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto – SEMED através do seu núcleo pedagógico, comunica os(as) senhores(as) Conselheiros(as) das Unidades Executoras Próprias – UEXs, ou seja, os membros do Caixa Escolar da rede municipal de ensino, a participarem no dia 20 de setembro (terça-feira) às 9:00 no referido local, de uma reunião sobre o Programa Formação pela Escola e para tratarmos de assuntos inerentes a sua atuação como conselheiro.
Desde já agradeço a sua presença.
Atenciosamente,
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Mary Célia Dionizio Souza Roberto
Tutora do Programa Formação pela Escola
16 de setembro - Emancipação Política de Alagoas
No dia 16 de setembro comemora-se a Emancipação Política de Alagoas. A data foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.
A História de Alagoas começa antes do descobrimento do Brasil, quando o atual território do estado era povoado pelos índios caetés. Localizado entre os dois maiores centros açucareiros do Nordeste - Pernambuco e Bahia -, o estado desenvolveu e consolidou sua economia, baseada nos engenhos de açúcar e na criação de gado, em que predominava o trabalho escravo de negros e mestiços. Entre os séculos XVI e XVII, piratas estrangeiros atacam sua costa, atraídos pelo pau-brasil.
Segundo conta a história, no início do século XVI a região foi invadida pelos franceses. Porém, em 1535, Duarte Coelho Pereira, donatário da capitania de Pernambuco, retomou o controle da área para os portugueses. Duarte ainda incentivou o plantio da cana e a construção de engenhos.No século XVII os holandeses ocuparam a área de onde só saíram em 1645. Data também do século XVII a formação do Quilombo dos Palmares, constituído por escravos fugitivos e destruído em 1690.
Para manter o domínio do território, os colonizadores entram em choque com os nativos e dizimam tribos indígenas hostis, como os caetés. Falar de resistência em Alagoas é falar da resistência de Zumbi. A partir do fim do século XVI, Alagoas e Pernambuco sediam o mais importante centro de resistência dos negros, o Quilombo dos Palmares, destruído em 1694 por Domingos Jorge Velho, após quase um século de existência.
Emancipação Política de Alagoas
Próxima sexta-feira dia 16 de setembro nosso estado de Alagoas está completando ano. Clique no link abaixo:
Dia 16 - Emancipação Política do Estado de Alagoas.
Dia 16 - Emancipação Política do Estado de Alagoas.
Índia realiza conferência internacional sobre alfabetização
Começou nesta quinta-feira, 8 de setembro, Dia Internacional da Alfabetização, em Nova Délhi, na Índia, a conferência internacional "Alfabetização feminina para um desenvolvimento integrador e sustentável", organizada pelo governo indiano na abertura da "Iniciativa E-9".
O E-9 reúne nove países muito povoados que concentram mais de dois terços dos analfabetos adultos e mais da metade das crianças não escolarizados do mundo, e é formado por Bangladesh, Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Nigéria e Paquistão.
A diretora geral deste órgão da ONU, Irina Bokova, declarou em comunicado que "o mundo precisa urgentemente de um compromisso político mais firme com a alfabetização respaldado pelos recursos adequados para ampliar os programas eficazes".
"É indispensável aos governos, as organizações internacionais, a sociedade civil e o setor privado fazer da alfabetização uma prioridade política, para que todas as pessoas possam desenvolver seu potencial e participar ativamente na formação de sociedades mais sustentáveis, justas e pacíficas", afirmou.
O Instituto de Estatística da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) informou na terça-feira que 793 milhões de pessoas em todo o mundo não sabem ler nem escrever. Segundo os dados, a maioria dessas pessoas são meninas e mulheres.
"Outras 67 milhões de crianças em idade escolar não leem ou escrevem, e 72 milhões de adolescentes em idade escolar também não estão gozando de seu direito à educação", indicou a agência da ONU. Em todo o mundo, 11 países têm mais de 50% de adultos analfabetos: Benin, Burkina Fasso, Chade, Etiópia, Gâmbia, Guiné, Haiti, Mali, Níger, Senegal e Serra Leoa.
A celebração do Dia Internacional da Alfabetização, no dia 8 de setembro, presta atenção especial à relação entre a alfabetização e a paz, segundo a organização. A Unesco entregará, em Nova Délhi, os prêmios internacionais de alfabetização Confúcio e Rei Sejong, que recompensam projetos do Burundi, Estados Unidos, México e da República Democrática do Congo.
O prêmio Unesco-Rei Sejong será entregue ao Instituto Nacional para a Educação dos Adultos do México (Inea), por seus programas de alfabetização bilíngues. Segundo a Unesco, estes programas demonstraram sua eficácia para reduzir os índices de analfabetismo entre as povoações indígenas do México, em particular das mulheres, e para melhorar sua capacidade de exercer seus direitos.
Ministério da Educação vai distribuir tablets para escolas
Edital para a compra dos minicomputadores sai ainda este ano
Segundo o ministro, a produção dos equipamentos será local e totalmente desonerada de impostos, com o aval do Ministério da Fazenda. “Em 2012, já haverá uma escala razoável na distribuição de tablets”, garantiu, sem, no entanto, informar a quantidade que isso representará.